Naturezas do Chakra

 

Tipos de chakra

 

Existem seis tipos de chakra básicos Katon, Donton, Fuuton, Raiton e Suiton, a partir desses elementos deve-se criar o Jutsu. Veja o gráfico abaixo:

 

 

 

Katon: Elemento fogo, ligado a destruição geralmente os portadores desse tipo de chakra utilizam seu poder em ataques de área, chamas destrutivas. Katon é forte contra Fuuton e fraco contra Suiton.

 

Donton: Elemento terra, ligado a espionagem e a natureza com esse tipo de chakra é possível criar habilidades que fundem o personagem a terra, criar paredes de rocha sólida. Donton e fraco contra Raiton e forte contra Suiton.

 

Fuuton: Elemento Ar, este elemento é ligado a ataques de área, capacidade de pequenos vôos seus portadores geralmente sutilizam o vento para cortar seus oponente com pressionando o ar a sua volta criando grandes ondas de devastação. Fuuton é forte contra Raiton e fraco contra Katon.

 

Raiton: Elemento trovão, um dos elementos mais destrutivos que utilizado para criar trovões, criando descargas elétricas a partir do corpo do usuário. Raiton é fraco contra Fuuton e forte contra Donton.

 

Suiton: Elemento água, ligado a força e a própria água, utilizado geralmente para dar forma a água criando ataques a partir da manipulação do mesmo. Suiton é fraco contra Donton e forte contra Katon.

 

O personagem que domina um dos tipos de chakra poderá criar jutsus baseados em seu tipo de chakra normalmente, caso ele resolva criar um jutsu de um elemento que seja forte contra o seu ele recebe uma penalidade de -6 para tal feito, no entanto se resolver criar um jutsu de um elemento que seja fraco contra seu tipo ele recebe uma penalidade de -8. Para os demais tipos ele não recebe penalidades, e recebe um bônus de +2 para criar jutsus de seu tipo de chakra.

 

Ao utilizar um jutsu ele também deve observar o tipo de chakra empregado, ele pode aprender e utilizar um jutsu de um tipo de chakra que não seja o seu, e até um que seja fraco ou forte contra seu tipo. No entanto ele sofrerá as mesmas penalidades e bônus para criar um jutsu.

 

O personagem sempre começa com valor 2 no seu nível de domínio para seu tipo de chakra.

 

O personagem pode ainda criar um fluxo para um novo tipo de chakra, com muito tempo de estudo e concentração. Mas, apenas um ninja de nível chuunin ou jounin tem essa capacidade, ele deve realizar um teste de controle de chakra a cada 4 dias com uma CD 20 o valor que ultrapassar essa CD deve ser somado quando o personagem atingir uma soma de 100 pontos ele atingiu seu objetivo, caso não atinja a CD a diferença é reduzida, caso o valor venha a chegar a 0 ou menos o personagem deve recomeçar todo seu treinamento. Ele desprende metade de seus pontos de chakra por dia e deve treinar 8 horas por dia, ninjas com a qualidade harmonia podem gastar o dobro para fazer esse teste na metade do tempo necessário, ninjas com a qualidade gênio do esforço podem fazer esse teste durante 12 horas e receber um bônus de +4 em seus testes de controle de chakra.

 

Dessa forma o personagem pode negar as penalidades para utilizar um tipo de chakra. Quando ele consegue realizar esse treinamento, o tipo de chakra escolhido não recebe penalidades para aprender ou utilizar jutsus, no entanto não recebe qualquer bônus.

 

Um personagem só pode ter 1 elemento principal por nível de ninja, um quando genin (o inicial), dois como chuunin e três com jounin.

 

Custo em XP: O personagem demanda uma quantidade de XP igual a todo o chakra empreendido no processo.

 

Exemplificando:

 

Uchiha Hioma, Chuunin da Folha (ND 10) deseja dominar as habilidades do trovão para isso ele inicia um sério treinamento para dominar o raiton. Ele tem controle de chakra +17, 30 pontos de chakra, tem a qualidade harmonia e é de 10º nível. Ele inicia seus testes de controle de chakra:

 

1º teste – 29 (9)

2º teste – 26 (9+6)

3º teste – 37 (9+6+17)

4º teste – 20 (9+6+17+0)

5º teste – 33 (9+6+17+0+13)

6º teste – 29 (9+6+17+0+13+9)

7º teste – 27 (9+6+17+0+13+9+7)

8º teste – 39 (9+6+17+0+13+9+7+19)

9º teste – 26 (9+6+17+0+13+9+7+19+6)

10º teste – 35 (9+6+17+0+13+9+7+19+6+15)

 

Depois de 40 dias seus testes ele adquirem um valor de 101 (somados todos os valore acima da CD 20) e ele consegue agora controlar esse tipo de chakra. A cada dia ele gastou 15 de seus pontos de chakra, e 8 horas de esforço totalizando 600 pontos de chakra e 320 horas de trabalho árduo, ele ainda gasta 600xp para concretizar seu intento.

 

CHOQUE DE CHAKRA EM ATAQUE

 

Quando um tipo de chakra se choca com outro os jogadores devem ver qual o tipo de chakra de ambos e determinar suas influencias. Quando dois ataques se chocam os personagens devem determinar qual o tipo de chakra da habilidade, caso um tipo seja forte contra outro o personagem recebe um bônus de +2 no rank da técnica do personagem para determinar o poder de seu jutsu, o adversário recebe uma penalidade de -2. Além disso, o tipo de chakra forte sempre causa o dobro do dano, veja o exemplo:

 

Um ninja utiliza a técnica Hiryuu (Dragão dissonante) que tem o tipo de chakra Fuuton e tem Rank 6, outro ninja utiliza a técnica Chidori (Mil pássaros) que é de rank 5. Ambos são personagens de 10° nível e suas técnicas se chocam. O personagem que utiliza Fuuton recebe um bônus de +2 no rank de seu jutsu para determinar os efeitos de sua técnica já que Fuuton é forte contra raiton o adversário recebe uma penalidade de 2 pontos para determinar o Rank de sua técnica para determinar o dano de seu Raiton. Assim sendo, o Rank do Fuuton se torna 8 e o do Raiton se torna 3, Rolando os dados o Raiton causa 6d6 e o Fuuton causa 4d8 o personagem que utiliza Fuuton recebe a diferença entre os ranks da técnica como dano bônus e o personagem que utiliza raiton recebe a diferença entre as técnicas com penalidade. Digamos que ambos causem dano máximo o Raiton causará apenas 31 pontos de dano (31 -5) e o fuuton causa 74 pontos de dano (32 + 5 isso multiplicado por 2, pois, fuuton causa dano dobrado em Raiton). Nesse caso o Fuuton destrói completamente o Raiton do inimigo e ainda lhe causa 43 pontos de dano (74 do Fuuton – 31 do Raiton = 43 pontos de dano), o inimigo ainda poderá realizar um teste de fortitude para não receber 1d6 pontos de dano em sua constituição, no entanto esta técnica terá sua dificuldade padrão ampliada em 2 pontos visto que o rank da técnica utilizada é aumentada em 2 ponto por estar se chocando contra um Raiton.

 

Caso não haja um tipo de chakra forte e outro fraco, os personagens não têm qualquer bônus ou penalidades. Mesmo assim, eles agem da mesma forma quando dois ataques baseados em um tipo de chakra se chocam.

 

CHOQUE DE CHAKRA EM DEFESA

 

Quando um personagem utiliza uma defesa baseada em um tipo de chakra, e recebe um ataque baseado em outro tipo de chakra existe um choque entre defesa e ataque. Primeiramente o mestre deve ver quem é o atacante e quem é o defensor. Caso o chakra do atacante seja mais forte que o do defensor ele causa o dobro do dano normal, caso o chakra do atacante seja mais forte ele causa apenas metade do dano. Em ambos os casos se o ataque tiver um teste de resistência de reflexos e o personagem defensor passar ele não receberá o dano dobrado (caso seja o com o chakra fraco) ou não receberá dano algum (caso seja o chakra forte).